APOIO A PROJETOS

A Umane trabalha com parceiros em todas as suas iniciativas e não faz doações fora das áreas de foco ou diretamente para indivíduos.
As propostas que recebemos passam por um processo fundamentado em diretrizes, e buscam construir e trabalhar lado a lado com organizações que compartilham do nosso ideal.
Se tem interesse em nos apresentar uma iniciativa para apoio, por favor leia as perguntas frequentes abaixo. Em seguida, preencha o Questionário de Elegibilidade e a partir daí, daremos um breve retorno a respeito de sua proposta.

APOIO A PROJETOS

PERGUNTAS FREQUENTES

A Umane apoia prioritariamente projetos de organizações da sociedade civil e/ou sem fins lucrativos, cujo objetivo seja impactar a saúde pública e sua prevenção e promoção, de acordo com os ciclos de vida e das DCNTs e fatores de risco priorizados pelo mandato institucional. Não financiamos ou repassamos recursos aos cofres públicos, uma vez que operamos com o modelo de parceiros implementadores locais, geralmente por meio de doações feitas diretamente a estes, ou ainda por meio de contratos com prestadores de serviços privados. Saiba mais.

A duração dos projetos varia de acordo com seus objetivos e resultados esperados, tendo, em média, três anos de duração. Neste sentido, propostas cuja sustentabilidade financeira esteja planejada são muito bem vindas. 

A Umane pode atuar em todo o Brasil. Começou sua atuação, a partir de São Paulo, onde hoje estão a maior parte das iniciativas que apoia.

Os mais diversos instrumentos podem ser utilizados dependendo da área e do tema a ser apoiado. Dentre eles temos editais, a prospecção qualificada por meio de pesquisas e indicações ou mesmo a demanda espontânea de potenciais parceiros via site. Saiba mais.

Sugerimos que visite as seções que explicam “Como trabalhamos – Modelo de Atuação” e que leia este FAQ antes de solicitar apoio ao seu projeto. Após ler estas seções e identificar possíveis sinergias, visite a seção “Contato/Apoio a Projetos” para podermos conhecer melhor sua instituição e o objetivo do seu projeto. 

Visite a seção “Contato/Apoio a Projetos”, para conhecer os itens principais que permitem uma avaliação prévia do seu projeto. 

Eventos, projetos de pessoas físicas, realização de mutirões e também projetos que não interfiram ou se relacionem com a Atenção Primária à Saúde e as DCNTs e os fatores de risco priorizados.

Projetos relacionados, ou muito dependentes, da atenção hospitalar também não são priorizados, assim como os aqueles focam em níveis de prevenção terciário e quaternário.

Não podemos fornecer nenhuma informação acerca dos projetos apoiados. Entretanto, após ler este FAQ você pode conhecer mais sobre “Como trabalhamos – Modelo de Atuação” e sobre o nosso apoio a projetos. Com isto, você terá uma visão da eligibilidade do seu projeto para uma possível solicitação de financiamento. 

No caso de editais, o processo será o descrito no próprio edital. Para os demais casos, após enviar as informações do seu projeto pelo site, ou mesmo receber o contato da nossa equipe, será agendada uma reunião na qual nos conheceremos melhor. Ao final desta reunião, se o projeto proposto for aderente à atuação da Umane, você receberá documento(s) padrão para preencher sobre o seu projeto, e poderá trocar ou receber feedback e sugestões de ajustes e melhorias da nossa equipe. Com o(s) documento(s) pronto (s), você fará uma reunião com a nossa área de monitoramento e avaliação, para elaborarem a matriz lógica de avaliação para o projeto. Com as informações do projeto e da matriz de avaliação finalizadas, será agendada a apresentação do projeto pelo proponente (pitch) ao nosso Comitê de Filantropia, para avaliação.

Havendo uma recomendação de aprovação do Comitê de Filantropia, as informações do projeto e a matriz lógica de avaliação serão aprofundadas.

Com a documentação detalhada pronta, a Diretoria e o Conselho de Administração da Umane farão sua avaliação sobre o projeto.

Com a aprovação do Conselho de Administração, será dado início à pactuação do contrato para posterior assinatura, para que o projeto possa ser iniciado.

Desde o primeiro contato até a assinatura do contrato, um projeto pode demorar de 4 a 12 meses para ser aprovado, ou ainda mais. Esta variação é grande devido a vários fatores: maturidade técnica da proposta; operacionalização da proposta; fatores externos que influenciam a execução do projeto no território; cofinanciadores do projeto; preenchimento das documentações; experiência do proponente com gestão de projetos sociais em saúde; agenda de reuniões da governança da Umane. 

Os resultados serão aferidos por meio de uma matriz lógica de avaliação, desenvolvida em parceria com a Umane, que ilustra o encadeamento de entregas e resultados que a iniciativa precisa percorrer para alcançar os objetivos almejados. Para cada parte da matriz é especificado um grupo de indicadores para acompanhamento. Esses indicadores serão mensurados a partir de informações de monitoramento e, quando necessário, coletas específicas. Veja mais sobre este tema na seção de Monitoramento e Avaliação.

Sim, mas não é possível submeter novamente uma proposta que já foi reprovada. 

A Umane geralmente firma contratos de doação com encargos no apoio aos projetos, sempre por meio de parceiros implementadores.

QUESTIONÁRIO DE ELEGIBILIDADE

No Questionário de Elegibilidade trazemos critérios que nos permitem avaliar quais propostas estão mais alinhadas com a nossa missão e estratégia.

FORMULÁRIO PARA APOIO A PROJETOS