O Covitel é um inquérito populacional de âmbito nacional, com representatividade para o Brasil, com o objetivo de retratar a magnitude dos impactos da Covid-19 com relação aos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) na população adulta, com 18 anos ou mais.
Em sua primeira edição, foram coletadas informações sobre atividade física, alimentação, saúde mental, estado de saúde, hipertensão arterial e diabetes, além de outras relacionadas ao consumo de álcool e de tabaco, comparando o período pré-pandemia com o primeiro trimestre de 2022, quando as entrevistas foram realizadas e as vacinas contra a Covid-19 já estavam amplamente disponibilizadas para a população.
A necessidade de continuar esse monitoramento e analisar as consequências duradouras da pandemia da Covid-19 na saúde dos brasileiros dão sequência ao inquérito. Para sua segunda edição, estão previstas a coleta de informações comparando os dados anteriores com o primeiro trimestre de 2023, a ampliação do questionário sobre gênero e a incorporação de representatividade para as 27 capitais.
Clique aqui e acesse o relatório completo.
Conheça também o livro publicado pelo CONASS: Covitel – um retrato dos impactos da pandemia nos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis
Para navegar pelos dados do Covitel, acesse o Observatório da APS.
Melhoria da qualidade de vida da população adulta brasileira, por meio de políticas públicas orientadas por dados que visem reduzir a morbimortalidade causada pelas DCNTs em conseqüência da pandemia da COVID-19.
Território de atuação:
Brasil e grandes regiões
Público beneficiado:
Toda a população brasileira