Programa de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS)

Planificação da Atenção à Saúde

A Planificação da Atenção à Saúde visa contribuir com a organização das Redes Regionalizadas de Saúde para fortalecer a Atenção Básica. Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (CONASS), a iniciativa se desdobra em duas frentes.

A primeira delas, objetiva contribuir com a organização das Redes Regionalizadas de Saúde por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços da Rede de Atenção à Saúde.  A iniciativa propõe um processo de planejamento e gestão da Atenção Primária e da Atenção Especializada e pretende atuar em até 6 estados da federação integradamente às iniciativas locais de Atenção à Saúde.

Já a segunda frente tem como foco o fortalecimento institucional da Atenção Primária a partir da atração, seleção, desenvolvimento e conexão em rede de vinte gestores públicos. O projeto Líderes da Atenção Primária à Saúde (LIS) será implementado pelo Vetor Brasil e responsável pela alocação e formação desses gestores – sendo dez trainees em gestão pública e tutoria em competências de gestão e liderança dos outros dez profissionais da média gerência.

Clique aqui para ler sobre o Lançamento do projeto na Macrorregião do Sertão, na cidade de Arcoverde (PE).

Para saber mais, acesse o documento do CONASS – Planificação da Atenção Primária à Saúde nos Estados.

estados envolvidos (uma Macrorregião de Saúde em Pernambuco e outros 6 estados)
0

Resultado:

Redes de Atenção à Saúde dos municípios com processos estruturados e equipes qualificadas e articuladas, promovendo a efetiva integração de serviços e um atendimento adequado à população.

Território de atuação:
Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e outros dois estados

Público beneficiado:
Gestores públicos e equipes técnicas

Área temática:
Sistema de APS

parceiros da iniciativa