Programa de Fortalecimento da APS

Plataforma de Inovação Aberta (I e II)

A Plataforma de Inovação Aberta conecta empreendedores de impacto aos gestores públicos para escalar soluções tecnológicas que melhorem o acesso e a qualidade dos serviços da Atenção Básica. 

Idealizada pela Artemisia, já são 3 soluções aceleradas pelo programa. A startup epHealth levou sua plataforma de dados de saúde para aprimorar as bases cadastrais de saúde do município de  Afogados da Ingazeira (PE). Outra ação foi a capacitação de 180 profissionais de saúde, que passaram a utilizar o aplicativo epYou – aplicativo que funciona como um canal direto de comunicação entre a Secretaria Municipal, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os moradores.

A UpFlux, outra startup selecionada, desenvolveu uma plataforma que já contribuiu para aprimorar a sistematização e controle dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju (SE) e aumentar as ações de busca ativa e atendimentos de saúde.

A terceira iniciativa, implementada na cidade de Teresópolis (RJ), trabalhou em uma solução para facilitar a análise e a gestão de alguns indicadores estratégicos (saúde da gestante, diabetes e hipertensão) do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Os resultados e aprendizados do piloto subsidiaram o desenvolvimento da plataforma Impulso Previne.

Plataforma EpHealth:

0 %
dos moradores com mais de 18 anos com cadastros de saúde regularizados
0 %
das divergências de cadastro corrigidas automaticamente na epHealth
0
profissionais de saúde capacitados

Resultado:

Empreendedores com soluções adequadas às demandas dos gestores de saúde e startups de impacto próximas dos setores públicos de saúde.

Território de atuação:
Afogados da Ingazeira/PE,
Aracaju/SE e Teresópolis/RJ

Público beneficiado:
Todos


Área temática:
Sistema de APS

parceiros da iniciativa

Galeria