Protocolos de uso do Guia Alimentar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A série “Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira” está sendo produzida pelo nosso parceiro, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Faculdade de Saúde Pública da USP, em parceria com o Ministério da Saúde.

A má alimentação lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo. É, portanto, o que mais contribui para mortalidade e o segundo fator que mais contribuiu para os anos de vida perdidos. Assim, a melhoria nas condições de alimentação da população poderia prevenir uma em cada cinco mortes no mundo.

O material foi elaborado para uso dos profissionais e equipes de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), mas serve para todos que se preocupam com a alimentação, saúde e bem-estar.

Já foram produzidos dois fascículos da série. Clique no link para baixar.

Fascículo 1: Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta

Fascículo 2:  Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa