SAÚDE PARTE DA COMUNIDADE
Com o objetivo de transformar o jeito de atuar em saúde, a Umane apoia iniciativas e programas que combinem diferentes tipos de abordagens e intervenções com a proposta de maximizar a busca pelo impacto social com continuidade e melhores práticas institucionalizadas. As iniciativas apoiadas estão organizadas em três programas.
O Programa de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde tem como objetivo impulsionar iniciativas inovadoras que visam fortalecer a atuação da APS como ordenadora do cuidado no SUS e aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde, com foco especial no combate às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e fatores de risco associados.
O Programa de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis visa apoiar iniciativas com foco na prevenção primária, ampliar o acesso à saúde e promover o rastreamento e monitoramento contínuo dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde (APS).
O Programa de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente apoia iniciativas com foco na articulação entre os níveis de atenção à saúde para o pré-natal, acompanhamento integral dos Mil Dias e má nutrição, coordenado pela Atenção Primária à Saúde (APS).
O que queremos impactar
Em adultos
Em crianças e adolescentes
Legendas:
Alavancas de atuação
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
A Umane possui um processo estruturado de monitoramento e avaliação dos projetos que ocorre ao longo de toda implementação e contribui para o aperfeiçoamento e possíveis correções de rotas. A agenda de avaliações valoriza a combinação de metodologias quantitativas e qualitativas, faz uso de informações de monitoramento e, quando aplicável, realiza coletas específicas.
Para garantir um padrão de qualidade, elabora-se uma matriz lógica de indicadores responsável por guiar todo processo de avaliação e ilustrar o encadeamento de entregas, resultados e efeitos que a iniciativa almeja alcançar
APOIO A PROJETOS
A Umane opera com o modelo de parceiros implementadores locais, trabalha com organizações que compartilham do ideal de fomentar e promover ações de promoção e prevenção da saúde e não realiza doações fora das linhas programáticas de atuação ou diretamente para indivíduos.
O apoio a projetos é, geralmente, realizado por meio de doações feitas diretamente aos parceiros implementadores, ou de contratos com prestadores de serviços privados. Todas as propostas são avaliadas a partir de um processo fundamentado em diretrizes institucionais.
PERGUNTAS FREQUENTES
Para entender como funciona o apoio a projetos da Umane, leia esta seção na íntegra e visite a área “Como Trabalhamos – Modelo de Atuação”.
Se as dúvidas persistirem, clique aqui
Devido a possíveis conflitos de interesse ou cofinanciamento conflitantes, a Umane não apoia:
- Projetos que não se enquadrem nas linhas programáticas de atuação da instituição: atenção integral às condições crônicas e fatores de risco priorizados, fortalecimento da atenção primária e saúde materno infantil e juvenil
- Projetos voltados à atenção hospitalar ou com abordagens exclusivamente assistenciais
- Projetos focados nos níveis de atenção especializado — secundário e terciário
- Projetos de pessoas físicas
- Eventos ou mutirões
A Umane não repassa ou recebe recursos financeiros de instituições governamentais.
Os formatos de seleção de projetos que a Umane utiliza são editais, prospecção qualificada, indicação ou demanda espontânea de potenciais parceiros. A seleção depende diretamente do cronograma anual, de projetos institucionais e do programa ou tema no qual a proposta se enquadra.
As fases de submissão variam conforme o tipo e escopo do projeto.
Edital:
A proposta e processo de apoio a projetos via Edital seguem critérios pré-estabelecidos e descritos pelo próprio edital.
Prospecção qualificada, indicação ou demanda espontânea de potenciais parceiros:
Depois do contato da equipe de projetos e o envio das informações solicitadas, há uma reunião de apresentação e de alinhamento entre as equipes. Se o projeto for aderente à atuação da Umane, o proponente receberá toda a documentação padrão para preenchimento e, se necessário, um retorno com orientações de ajustes e melhorias.
Em seguida, a matriz lógica de avaliação é elaborada em conjunto com a área de Monitoramento e Avaliação da Umane, e o projeto é apresentado para a avaliação do Comitê de Filantropia.
Com a aprovação do Comitê de Filantropia e o aprofundamento das informações do projeto e da matriz lógica de avaliação, a proposta é enviada para a análise da Diretoria e Conselho de Administração.
Após a aprovação do Conselho de Administração, pactuação e assinatura do contrato, o apoio ao projeto é iniciado.
O processo de aprovação de um projeto pela Umane pode variar, em média, de 4 a 12 meses. Alguns dos principais aspectos que influenciam essa variação são:
- A maturidade técnica da proposta, ou seja, o nível de desenvolvimento e fundamentação do projeto;
- A operacionalização da proposta, isto é, se existe viabilidade prática e logística;
- Fatores externos como políticas de governabilidades que afetem a execução do projeto na região de atuação;
- A participação de cofinanciadores, que pode envolver negociações adicionais;
- O preenchimento correto e completo da documentação exigida;
- A experiência do proponente em gestão de projetos na área de saúde;
- A disponibilidade de agendas para as reuniões da governança da Umane, que podem afetar a análise e a aprovação do projeto.
A Umane costuma adotar contratos de doação com encargos para apoio a projetos. Esses contratos são estabelecidos em parceria com as organizações implementadores, isto é, organizações responsáveis pela execução do projeto apoiado.
Por meio dessa abordagem, a Umane busca assegurar que os recursos doados sejam utilizados de forma eficiente e alinhados aos objetivos e diretrizes da instituição, garantindo maior impacto social e o desenvolvimento de iniciativas de relevância.
A avaliação dos resultados do investimento do projeto é realizada por meio de uma matriz lógica de avaliação, desenvolvida com a área de Monitoramento e Avaliação da Umane.
Essa matriz é responsável por demonstrar a sequência de entregas e resultados necessários para alcançar os objetivos propostos pelo projeto.
Cada parte da matriz contempla um conjunto de indicadores específicos para acompanhamento. Esses indicadores são mensurados com base em informações de monitoramento e, quando necessário, por meio de coletas de dados específicos.
Para mais informações sobre Monitoramento e Avaliação de projetos, clique aqui
Geralmente, a Umane não recomenda a re-submissão de propostas reprovadas.
As decisões do Comitê de Filantropia e da Diretoria são conclusivas e visam garantir que os recursos sejam direcionados para projetos aderentes aos critérios estabelecidos pela instituição e com maior potencial de impacto.
A Umane não divulga a cópia ou a documentação na íntegra dos projetos apoiados.
Entretanto, ao ler esta seção na íntegra e visitar a área “Como trabalhamos – Modelo de Atuação” e ler mais sobre nossos projetos apoiados, é possível obter mais informações sobre o funcionamento do apoio a projetos, as linhas programáticas de atuação e os critérios de seleção utilizados pelas Umane
A duração do apoio da Umane aos projetos varia de acordo com os objetivos e resultados esperados, podendo durar alguns meses ou mesmo anos.
A Umane iniciou sua atuação no Estado de São Paulo e, atualmente, apoia iniciativas em todo o Brasil.