SAÚDE

PARTE DA COMUNIDADE

Com um olhar ampliado, a Umane busca soluções baseadas em evidências que maximizem o potencial do cuidado na saúde pública. Soluções que influenciem políticas de saúde e capazes de melhorar a vida de brasileiros e brasileiras, tornando-os mais saudáveis e, por consequência, capazes de responder melhor aos desafios que surgem diariamente.

COMO TRABALHAMOS

Segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 40% da população adulta brasileira, o equivalente a 57 milhões de pessoas, sofrem de pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT). A existência de doenças crônicas com maior grau de prevalência na população brasileira, como hipertensão arterial e diabetes, está associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo. Por isso, trazemos o enfrentamento às DCNTs como nosso principal desafio e encontramos nos fatores de risco modificáveis um ponto de partida comum para atacar as causas desse aumento na prevalência de DCNTs.

Fatores de risco

Doenças Crônicas Não Transmissíveis

NOSSAS ÁREAS-FOCO PARA ENFRENTAMENTO
SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
TIPO METABÓLICA
• OBESIDADE INFANTIL
• DESNUTRIÇÃO INFANTIL
TIPO CARDIOVASCULAR
• HIPERTENSÃO
TIPO MENTAL E SOCIAL
• DEPRESSÃO
• TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
SAÚDE DA MULHER
TIPO METABÓLICA
• OBESIDADE
• DIABETES
TIPO CARDIOVASCULAR
• HIPERTENSÃO
TIPO NEOPLÁSICA
• CÂNCER (MAMA, COLORRETAL E COLO DE ÚTERO)
TIPO MENTAL E SOCIAL
• DEPRESSÃO
• TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
SAÚDE DO HOMEM
TIPO METABÓLICA
• OBESIDADE
• DIABETES
TIPO CARDIOVASCULAR
• HIPERTENSÃO
TIPO NEOPLÁSICA
• CÂNCER (PRÓSTATA, RESPIRATÓRIOS E COLORRETAL)
TIPO MENTAL E SOCIAL
• DEPRESSÃO
• TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Enquanto trabalhamos de forma atenta às inovações no campo científico e consolidando parcerias de referência, partimos de uma abordagem que acredita em: apoiar a saúde na comunidade, desenvolver o sistema de Atenção Primária à Saúde (APS) e acelerar a solução de problemas em saúde pública. Esses são os direcionadores da Umane, atuando conjuntamente com seu time de parceiros. Elevar a Atenção Primária à Saúde como a prioridade coletiva na saúde pública é o que move o nosso investimento.

Monitoramento

e Avaliação

Com o objetivo de impactar positivamente a saúde primária da população brasileira, a Umane possui um estruturado processo de monitoramento e avaliação dos projetos. Com foco no fortalecimento do papel da avaliação como uma prática que vai além do impacto final, nos aproximamos ao longo de toda a implementação do projeto para acompanhar indicadores e identificar possíveis redesenhos com os parceiros.

A agenda de avaliações valoriza a combinação de metodologias quantitativas e qualitativas, fazendo uso de informações de monitoramento e, quando necessário, também realiza coletas específicas. A garantia de um padrão de qualidade é dada pela elaboração de uma matriz lógica de indicadores, que ilustra o encadeamento de entregas e resultados que a iniciativa precisa percorrer para alcançar os objetivos almejados.

MODELO DE ATUAÇÃO

A Umane é uma articuladora, fomentadora e financiadora de iniciativas em prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e promoção de saúde. Apoiamos projetos que viabilizem o nosso compromisso em criar uma cultura de comunidades saudáveis pelo Brasil e investimos em um diverso conjunto de projetos. Partimos da ideia de que a saúde acontece onde vivemos, aprendemos, trabalhamos e brincamos. Ela é parte do nosso dia a dia e deve ser uma dimensão priorizada ao longo de toda a vida.

Nós trabalhamos para apoiar intervenções em nível local e nacional, fomentar o aperfeiçoamento do sistema de Atenção Primária à Saúde e aplicar a combinação entre dados, tecnologia, evidências e advocacy para a prevenção de doenças crônicas e promoção de saúde no Brasil.

Durante o processo de desenvolvimento das iniciativas apoiadas, aprofundamos a nossa compreensão sobre alguns dos maiores desafios de saúde nos territórios brasileiros e aperfeiçoamos as abordagens para gerar mudanças relevantes e duradouras. Também avaliamos e colhemos aprendizados constantemente, ao lado dos nossos parceiros e da trajetória de trabalhos anteriores. Esse processo é motivado pela crença de que todos os brasileiros e brasileiras deveriam ter a oportunidade de levar vidas mais longas e saudáveis.

EIXOS DE ATUAÇÃO

Apoiar

Apoiar a saúde na comunidade por meio de intervenções nos equipamentos de saúde ou assistência social, nos territórios

Desenvolver

Desenvolver o sistema de Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de inovações no design do sistema de saúde e da formação e desenvolvimento das pessoas

Acelerar

Acelerar a solução de problemas em saúde pública em prevenção de DCNTs e promoção de saúde por meio da combinação de dados, tecnologia, evidências e advocacy

MODELO DE ATUAÇÃO - PERGUNTAS FREQUENTES

A Umane mantém um fundo patrimonial, incialmente constituído por recursos financeiros provenientes da venda do Hospital Samaritano, cujos rendimentos tem o objetivo de garantir a sua sustentabilidade, perpetuar seu patrimônio e seus objetivos sociais.

Constitui objetivo social da Umane a prática de atividades beneficentes e filantrópicas
voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, por meio de fomento a
projetos específicos voltados às atividades de promoção da saúde e prevenção de
doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.

Não. Os apoios são exclusivamente voltados àqueles projetos que atendam requisitos
e indicadores específicos de enquadramento definidos pela Umane, projetos cujo
mérito seja voltado à promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não
transmissíveis no Brasil. Não há, no âmbito do apoio aos projetos, sob qualquer
hipótese, qualquer contrapartida por parte das instituições apoiadas, salvo as
contrapartidas naturais voltadas à implementação dos projetos para que alcancem
seus objetivos sociais.

A Umane é uma associação civil, sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da
Saúde para atuação em promoção da saúde e prevenção de doenças, e tem sua
governança constituída por (i) um quadro de associados que se reúne, anualmente, em
Assembleia Geral que é o órgão soberano da instituição; (ii) um Conselho de
Administração que é o órgão sênior de administração da instituição, composto por
membros com notoriedade em suas respectivas áreas de atuação; (iii) uma Diretoria
responsável pela gestão ordinária da instituição, inclusive sua representação legal; e (iv) comitês de apoio técnico ao Conselho de Administração (ex. Comitê de Finanças e
Investimentos; Comitê de Filantropia e Comitê de Conformidade, Governança, Auditoria e Ética).

Não. A Umane não remunera, por qualquer forma ou título, direta ou indiretamente,
instituidores, associados, benfeitores, ou, ainda, os cargos de Conselho de
Administração e Comitês de apoio em razão de suas competências, funções ou
atividades que lhes sejam atribuídas pelo Estatuto Social da instituição e não distribui
lucros, bonificações ou vantagens aos conselheiros ou associados, sob qualquer
pretexto ou forma.

Não. Desde a venda do Hospital Samaritano, em 2016 – que, até então, operava como um hospital filantrópico – a Umane não tem mais nenhuma relação ou parceria direta com o Hospital Samaritano. Sua atuação e governança são isentas e independentes.
Da mesma maneira, não recebe recursos de terceiros, seja do Hospital Samaritano ou de qualquer outra instituição na área da saúde. Sua atividade filantrópica é exclusivamente mantida com parte dos rendimentos gerados por seu fundo patrimonial.

Não. Os princípios de independência e apartidarismo norteiam a atuação da instituição,
a Umane é uma instituição apartidária e não tem predileção por orientação política
específica, é vedado à Umane participar em campanhas de interesse político-partidário
ou eleitorais, sob quaisquer meios ou formas.

Sim. A Umane estabelece parcerias com a administração pública com a finalidade
única de atingir os objetivos sociais estabelecidos e seu Estatuto Social, mas não
repassa ou recebe recursos financeiros oriundos de instituições governamentais, sendo
100% de seus recursos oriundos de seu fundo patrimonial privado.

APOIO A PROJETOS

Na seção Apoio a Projetos, trazemos esclarecimentos sobre os critérios e tipos de propostas mais alinhadas com a nossa missão e estratégia.

Transparência

Somos orientados pelo compromisso de atuar de maneira ética, com integridade e em conformidade com a legislação, com nosso estatuto e regimentos e em linha com as melhores práticas da filantropia de impacto.

Dessa forma, procuramos sempre facilitar o entendimento, para todos os públicos de interesse, sobre nossa atuação. Para saber mais, clique no arquivo que deseja fazer download (PDF).